XVI Seminário de Integração<br /><small>Do Global ao Local: o poder das escalas sobre o território</small><br /><small>ISSN 2318-8545</small>
XVI Seminário de Integração
Do Global ao Local: o poder das escalas sobre o território
ISSN 2318-8545

Sessões Temáticas Do XVI Seminário De Integração

ST1. Petróleo, Porto e suas relações com a Região Norte Fluminense-NF.

Suas relações com a Região Norte Fluminense.

As mudanças recentes na economia do petróleo no contexto internacional e nacional e seus reflexos na região; o papel do pré-sal quanto à arrecadação dos municípios da região. O Porto do Açu no contexto portuário brasileiro; relações com as empresas locais; impactos na logística de circulação de mercadorias; o emprego regional e as diferenciações entre os setores de atividade quanto à qualificação de mão-de-obra, nível educacional e salarial.

Responsáveis: Prof. Rosélia Piquet e José Luís Vianna

 

ST2. Desenvolvimento, Trabalho e Educação

As mudanças no mercado de trabalho frente às novas dinâmicas econômicas da região; escolaridade e qualidade da educação; estrutura ocupacional; emprego e desemprego; trabalho e economia solidária, saúde e trabalho, além de outros que possam ser considerados pertinentes ao tema geral da mesa.

Responsáveis: Prof. Eduardo Shimoda, Ludmila da Matta e Aldo Shimoya


ST3. O Planejamento para além dos limites municipais

Inovações na governança pública local e regional e seus instrumentos: descentralização e experiências democráticas; arranjos produtivos locais e as políticas municipais, estaduais e federais; accountability; consórcios e governança interfederativa; bacias hidrográficas; plano diretor e seus desdobramentos.

Responsáveis: Prof. Lia Hasenclever, Rodrigo Lira e Romeu e Silva Neto

 

ST4. Reorganização do território regional e urbano: a rede urbana, as mudanças na hierarquia e na estrutura interna às cidades.

Planejamento urbano e regional; Política urbana; Reconfiguração, prática e apropriação social do espaço urbano e regional; Transformações na hierarquia, rede e funções urbanas.

Responsáveis: Prof. Ana Paula Serpa e Valdir Junio dos Santos

 

ST5. Questões ambientais e Sustentabilidade

Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental, Avaliação de Impactos Ambientais, Energia Renovável, Educação Ambiental, Poluição Ambiental, Produção Mais Limpa, Certificações Socioambientais, Legislação Ambiental e Planejamento do Ambiente. Os artigos que empregam métodos ou estudos de caso voltados ao tema também se enquadram no escopo desta seção.

Responsáveis: Prof. Milton Erthal e João Rangel

Aguarde, realizando operação...