Programação 2023

Programação:

24/11 | 18h – Abertura

Palestra: Luiz Oosterbeek – Professor e Pesquisador da Universidade de Coimbra – Portugal (loost@ipt.pt)

Cidades, Tendências e Desconfortos: um convite a Campos dos Goytacazes na era da incerteza

 

As cidades nasceram como centros de concentração demográfica em territórios de baixa densidade, visando a sua organização e administração. Evoluíram como espaços de comércio e, mais tarde, também de produção, para finalmente criarem dinâmicas suburbanas e de progressiva transformação dos espaços rurais em territórios periurbanos. Mas as cidades foram-se constituindo, também, como espaços da cidadania, da interculturalidade e da utopia. Hoje, perante uma rede urbana que oscila entre as megalópoles e a marginalização, o século XXI abre-se como um terreno de riscos e oportunidades. O mundo otimista do final do século XX deu lugar à ansiedade dos tempos atuais, em que palavras como clima, energia, emprego ou saúde despertam sentimentos de crescente desconfiança. Não correr atrás da “emergência” e conseguir inscrever as tendências atuais num ciclo temporal mais amplo é, certamente, essencial para a construção de novas utopias que se possam materializar. Discute-se como se pode construir um quadro conceitual adequado às necessidades atuais, partindo das variáveis de análise dos territórios e culminando na apresentação de novos programas, académicos e de políticas públicas, designadamente da UNESCO, que poderão ser implementados na região de Campos dos Goytacazes.

Abertura de Exposições itinerantes:

– “A Campos do Centenário de Waldir Pinto de Carvalho“.  Para marcar o 22º aniversário de criação do Arquivo Público, propomos como tema celebrar a vida e obra do escritor Waldir Pinto de Carvalho em seu centenário de nascimento. Além de dar nome ao Arquivo Público desde o ano de 2011, Waldir Pinto de Carvalho é autor que nascido na Baixada Campista, celebrou a nossa história, valorizou a nossa cultura em seus aspectos singulares e definidores da identidade local.

Exposição comemorativa pelo centenário de nascimento do escritor, radialista e teatrólogo Waldir Pinto de Carvalho, que desde 2011 dá nome ao Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho.

– “Uma Viagem Pelo Buraco da Agulha“, resultado do Projeto de Extensão Fotografia Artesanal, Precária e de Gambiarra, coordenado por Priscila Castro (Uenf) e Elis Miranda (UFF).

Está exposição apresenta imagens criadas a partir de câmeras artesanais do tipo pinhole. São fotogramas, fotografias de patrimônio cultural, arquitetônico e de objetos que marcam a paisagem do Norte Fluminense.

25/11 – Apresentação dos Artigos

PROGRAMAÇÃO ARTIGOS – XXI SIR – Seminário de Integração Regional -> Aqui

Aguarde, realizando operação...